Páginas

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Como Fazer um Pitch na Prática: David Simon e o Pitch de "The Wire"

DAVID SIMON ANTES DE THE WIRE

Stephanie Palmer, do "Good in a Room" analisou o pitching que David Simon fez para a série "The Wire".

1. TRABALHE COM UM CONTEXTO FAMILIAR

The Wire é um drama que... será, de maneira geral, uma série policial "procedural" situada na cultura da droga de uma cidade americana situada no "Cinturão da ferrugem", uma história de polícia-e-ladrão que existe no mesmo universo de outras séries do mesmo tipo.

Simon sabe como fazer o pitch de uma série. Ele sabe que tem uma abordagem nova e ambiciosa para a série policial "procedural". No entanto, ele não começa com suas idéias complexas e intelectuais de escrever uma tragédia grega. Ele começa com o que é familiar.

Para vender uma ideia original, dê para a sua originalidade um contexto familiar.

2. FAÇA COMPARAÇÕES PARA DAR UM SENSO DE PRECEDÊNCIA

... A Família Soprano torna-se arte quando transcende a história da Máfia e se torna um tratado sobre a família americana. Oz brilha quando emerge de sua estrutura de história de prisão e sugere similaridades entre aquele lugar e o nosso mundo exterior. Então The Wire também não deve ser julgado como um descendente de Homicide ou NYPD Blue, mas um veículo para se falar sobre a cidade americana e mesmo o experimento americano.

Esta parte do pitch (pesonalizada para a HBO), demonstra que há um precedente para uma série como The Wire.

Embora nunca houve uma série policial como The Wire, houve outras séries de sucesso que são complexas e que transcenderam o formato clássico.

3.TERMINE COM O QUE É ORIGINAL NO SEU PROJETO

...No final, os prejuízos para ambos os lados sugerem não tanto a cansada perseguição dos vilões pela polícia, mas uma tragédia grega. No final de treze episódios, a recompensa para o público - que foi até agora entretida por uma série policial bem construída - não é a simples gratificação de ouvir o click do fechar das algemas. Ao invés disso, a conclusão é algo que Eurípides ou O´Neill teriam reconhecido: Uma América que em todos os níveis, está em guerra consigo mesma.

Note que mesmo quando Simon diz as palavras "tragédia grega," ele ainda dá o contexto familiar da "série policial bem construída."

4.ADMITA QUE ORIGINALIDADE REPRESENTA UM PROBLEMA

Profissionais criativos tendem a valorizar singularidade e originalidade, e isso é importante. O desejo de fazer algo original estimula a inovação, entretém o público de maneiras novas e desafiadoras, e espelha novos aspectos da nossa cultura.

No entanto, originalidade assusta executivos. Para as pessoas que decidem, palavras como essas...

  • "revolucionário"
  • "único"
  • "nunca antes visto"
  • "pioneiro"
  • "completamente original" 
... querem dizer: "até agora, projetos como esse nunca foram bem sucedidos."

Quanto mais original sua idéia for, mais difícil de vender por que não há precedente que mostra que pode dar certo.

Se você for pegar uma ideia desse artigo, melhore seu pitch usando um contexto familiar e exemplos de sucessos precedentes.

5.UMA COISA A MAIS

Antes da quarta temporada de The Wire, houve a possibilidade da série ser cancelada antes de sua quinta e última temporada.

Por sorte, não foi. No entanto, Simon mandou um e-mail para o crítico de TV Alan Sepinwall, o pitch que ele teria usado para persuadir o CEO da HBO Chris Albrecht para manter a série no ar (quer está no livro All The Pieces Matter: A Critical Analysis of HBO´s 'The Wire').

Eu vou dizer para ele, "Chris, um dia no futuro distante, você vai sentar-se diante de um homem que não sabe quem você é, o que você fez ou conquistou. Ele vai olhar para você, sem compreender, enquanto você explica suas ações fundamentais, conquistas e motivações de sua vida, até você, finalmente, olhar ele no olho e falar, 'Eu fui o cara que manteve The Wire na HBO durante suas cinco temporadas inteiras.'

Esse homem vai franzir a sobrancelha, acenar com a cabeça e se dar conta do modelo de pessoa iluminada que está diante dele. 'Isso é realmente genial, senhor,' o homem vai dizer, finalmente. 'Mas já é duas da manhã, então acabe seu drink e vá para casa.'

Simon soube que o pitch que poderia manter Albrecht interessado seria aquele sobre o legado da série. Ele estava preparado para uma reunião que talvez nem mesmo fosse acontecer - e isso é um profissional.

Aqui está o link para o post: http://ow.ly/yllDF

E aqui está o documento do pitch de Simon:


Nenhum comentário:

Postar um comentário