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terça-feira, 24 de junho de 2014

13 QUESTÕES PARA NEWTON CANNITO


Newton Cannito é muita coisa. Entre suas atividades presentes e pregressas estão as de Escritor, Presidente da Associação dos Roteiristas, Coach de Storytelling e Autobullying, Humorista e Ex-Secretário do Audiovisual (2010). Nesse sentido, talvez seja uma das únicas pessoas que lida com humor nesse país, fora o Tiririca, a ter exercido cargo político no âmbito federal. Mas vamos simplificar e dizer que ele é roteirista.

Entre seus trabalhos mais conhecidos podemos citar a série "9mm", a terceira temporada de "Cidade dos Homens" e os longas "Bróder" e "Quanto Vale ou É por Quilo?" Entre os livros: o "Manual de Roteiro" escrito por ele e Leandro Saraiva, os livros de humor "Manual Anti-Bulying... e outras sátiras do humor pós-ativista", "Os Novos Monstros" e o livro de ensaios "Choque de Tropicalismo". No momento, entre outras coisas, é contratado da TV Globo e prepara seu primeiro longa de ficção como diretor: "Magal e os Formigas".

Para saber mais sobre ele, acesse seu site: http://www.newtoncannito.com/

1-Qual seu Filme / Série / Livro favorito? (sim, é uma pergunta injusta e cruel, mas serve como indicação para outras pessoas )
Newton: Filme: "A Viagem do Capitão Tornado". Do Scola. Série: "South Park". Se não puder animação: "Seinfeld". Livro: "Pastelão" do Kurt Vonnegut.

2-Se pudesse citar apenas um livro ou manual de roteiro / dramaturgia, qual seria?
Newton: "Manual de roteiro". De Leandro Saraiva e Newton Cannito. O único que debate como criar sua própria regra.

3-Escolha apenas um: Personagem, Trama ou Tema? (sim, outra pergunta injusta e cruel, mas é legal para saber qual o foco de cada roteirista)
Newton: Personagem: "Doutor Fantástico". Trama: "O Grande Inquisidor". A biografia cômica do pastor Feliciano. Tema: Preconceito contra preconceituosos.

4-Agora, um filme nacional com roteiro para ser lido, relido e estudado
Newton: "Cidade de Deus".

5-E finalmente, um filme estrangeiro com roteiro para ser lido, relido e estudado
Newton: "Pulp Fiction".

6-Ao escrever uma cena, o que é mais frequente aparecer para você: uma imagem, um diálogo ou uma ação? Existe alguma hierarquia na sua opinião?
Newton: Para mim é ação. Principal na cena é a mise-en-scène, um conceito pouco debatido no Brasil. Por isso fazemos muita coisa verbal novelesca. É a mise-en-scène que permite o subtexto e a complexidade do personagem.

7-Qual o maior número de vezes que você reescreveu um roteiro? Qual era o maior problema desse roteiro?
Newton: Umas 12. Era o episódio 7 da série "9 mm". Nos tínhamos uma ideia boa. Mas que atrapalhava as outras. Mas gostávamos muito da ideia. Demoramos pra desapegar. Quando desapegou, a forma decantou e o roteiro ficou pronto rápido. Interessante dizer que um dos melhores episódios da série eu escrevi inteiro em dois dias. Às vezes o rápido funciona. Mas é claro que é por que era uma série e eu já tinha o universo na mente. Demora mesmo para criar o universo.

8-Quando você enfrenta um bloqueio na escrita, o que faz?
Newton: Paro de pensar nisso. Vou meditar. Rezar. Ou beber.

9-Você tem um "leitor de confiança" para as coisas que escreve? Se tiver, quem é e por que o escolheu?
Newton: Marcus Takeda. Roteirista que trabalha comigo há 10 anos. E gênio.

10-Costuma fazer pesquisa? No que consiste a sua pesquisa?
Newton: Adoro pesquisa. Demoro metade do tempo nisso. Vou a campo. Filmo muito. Também leio muito. Muita antropologia e sociologia. Não sei fazer sem isso. O quê procuro?? A ética dos personagens. Que não é igual a minha ética. A diversidade ética do mundo.

11-Quanto tempo demora geralmente para escrever um roteiro? Se cada caso for um caso, dê um ou dois exemplos.
Newton: 6 meses

12-Qual o maior defeito e a maior qualidade de um roteirista?
Newton: Defeito: ser egocêntrico e não se colocar a serviço do personagem. Fazer julgamentos. Ter opinião. Qualidade: amar aos homens e mulheres sobre todas as coisas e amar a todos como a si mesmo.

13-Qual é a melhor "escola" para um roteirista? Qual foi a sua "escola"?
Newton: Minha escola foi a análise fílmica. Aprendi a fazer roteiro analisando filme com Ismail Xavier.



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