Alex Epstein é roteirista, diretor, escritor e professor. Entre o que escreveu podemos citar o longa "Bon Cop/Bad Cop" e as séries de TV "Naked Josh" e "Charlie Jade". Entre seus livros de roteiro, "Crafty Screenwriting: Writing Movies That Get Made" e "Crafty TV Writing". Lançou também um livro chamado "The Circle Cast" e o game "Contrast". Se quer saber mais sobre ele, visite seu site: www.craftyscreenwriting.com
1-Qual
seu Filme / Série / Livro favorito? (sim, é uma pergunta injusta e
cruel, mas serve como indicação para outras pessoas )
Alex: Filmes Favoritos - "All That Jazz" ("O Show Deve Continuar"); "Annie Hall" ("Noivo Neurótico, Noiva Nervosa")
"O Show Deve Continuar" é um retrato maravilhoso e implacável de um artista auto-destrutivo. É também o melhor filme de dança de todos os tempos.
"Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" é minha comédia favorita.
2-Se
pudesse citar apenas um livro ou manual de roteiro / dramaturgia,
qual seria?
Alex: Bem, como eu escrevi alguns, seria o meu "Crafty Screenwriting: Writing Movies That Get Made!"
3-Escolha
apenas um: Personagem, Trama ou Tema? (sim, outra pergunta injusta e
cruel, mas é legal para saber qual o foco de cada roteirista)
Alex: Trama. Você pode ter um filme de sucesso sem um tema. Você pode ter um filme bem sucedido comercialmente sem personagens (TRANSFORMERS). Você não pode ter um filme de sucesso sem uma trama. Exceto na França.
Com "filme de sucesso" quero dizer "traseiros nas poltronas", não sucesso de crítica.
4-Agora,
um filme americano/canadense com roteiro para ser lido, relido e estudado
Alex: De novo citarei "O Show Deve Continuar" e "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa". Ambos contam histórias complexas e difíceis, mas você nunca se perde, e você sempre tem uma reação emocional ao que está acontecendo.
5-E
finalmente, um filme estrangeiro com roteiro para ser lido, relido e
estudado
Alex: "A Noite Americana" fez com que eu quisesse fazer filmes. Eu tinha 20, e pensei que estava velho demais. Sete anos depois, eu entrei na indústria do cinema.
6-Ao
escrever uma cena, o que é mais frequente aparecer para você: uma
imagem, um diálogo ou uma ação? Existe alguma hierarquia na sua
opinião?
Alex: Eu sou mais estrutural. Quem quer o quê? Por quê não conseguem? Por quê eu devo me importar?
Eu tento entender o que os personagens estão tentando conseguir uns dos outros, e por que eles não vão dar o que a outra pessoa quer.
Eu escrevo a cena de forma longa e depois corto ao máximo. Chegue tarde, saia cedo. Deixe-os querendo mais.
7-Qual
o maior número de vezes que você reescreveu um roteiro? Qual era o
maior problema desse roteiro?
Alex: "Tratamentos" ou "Versões" é um conceito sem sentido no computador. Escritores falam em fazer um "pass", mas às vezes eu apenas faço uma intervenção cirúrgica para colocar uma anotação específica. Ou para olhar as cenas de um personagem específico. Isso seria um "tratamento"?
Eu considero todas as versões a primeira versão. Exceto a versão para filmar. Quero dizer, suponha que foram feitas 20 versões, e então eu me dou conta que o protagonista deve ser uma mulher? Ou que o herói é realmente o vilão? Você não vai fazer a mudança só por que está na vigésima versão? Claro que não. Você tem que estar sempre preparado para jogar fora para fazer melhor. Às vezes você tem que escrever 20 versões para então ver que há uma falha estrutural horrível no roteiro.
E por "estrutura", não quero dizer estrutura "de atos" - eu digo estrutura da história. Uma história é
(a) um personagem com o qual a gente se importa
(b) com uma oportunidade, problema ou objetivo
(c) que enfrenta obstáculos, um antagonista e/ou sua falha pessoal
(d) que tem algo a perder (riscos)
(e) e algo a ganhar (prêmios)
Qualquer momento que você puder fortalecer um desses pontos, é hora de uma nova versão.
Eu reescrevi um roteiro meu de 2006, quando vendi uma "opção" para a Cirrus, até 2013, quando eles finalmente decidiram não filmá-lo, Quantas versões? Quem sabe?
8-Quando
você enfrenta um bloqueio na escrita, o que faz?
Alex: Minha reação imediata é "bloqueio de escritor é para bebês." É cruel e grosseiro, mas acho que escritores profissionais não têm o privilégio de ter isso. Carpinteiros têm bloqueio de carpintaria? Roteiristas são artesãos, não "artistas." (Exceto, talvez, Charlie Kaufman.)
Shakespeare tinha prazos, para sua companhia. Ele tinha que escrever para que os atores pudessem trabalhar.
À 40% de todo roteiro, eu geralmente atinjo "The Sucky Point". É quando tudo parece ruim. A solução é continuar escrevendo até ter o roteiro, então ir para trás e olhar. Nunca é tão ruim quanto você pensou, e você pode começar a cortar e reestruturar até ficar bom.
No entanto, profissionais usam ferramentas. Por exemplo, volte a analisar a estrutura. Qual é a oportunidade, problema ou objetivo? Como posso colocar o herói numa situação em que sua falha entre no seu caminho? Às vezes, quando o roteiro não está funcionando, eu levo tudo de volta para os "cartões" e reestruturo a história.
Ou levo de volta para o "pitch" de uma linha. O que eu tenho para mostrar? Qual é aquela cena que todo mundo vai querer ver, baseado nesse "pitch" de uma linha?
Quando Raymond Chandler não sabia o que escrever, ele fazia alguém entrar pela porta com uma arma. Então ele imaginava quem era o cara e por que ele estava lá.
9-Você
tem um "leitor de confiança" para as coisas que escreve?
Se tiver, quem é e por que o escolheu?
Alex: Minha mulher é escritora. Eu a escolhi por que sou apaixonado por ela desde a universidade. E, ela é uma escritora soberba. Ela tem uma perspectiva muito diferente do mundo, e é também uma escritora de estilo diferente. Ela tem mais o talento de vir com coisas novas e bizarras, enquanto eu sou mais o "cara da estrutura". Nós discutimos quase tudo e lemos quase tudo que o outro escreve.
Minha primeira mulher não era uma escritora, mas também teve uma parte em tudo o que escrevi.
Eu tive uma co-criadora e parceira em "Naked Josh", minha série de TV. De novo, ela era melhor em vir com idéias e talvez eu fosse melhor em julgá-las e formatá-las. Era um bom relacionamento criativo e um relacionamento pessoal conturbado. No seu pior, um parceiro pode ser como um casamento tóxico, sem a oportunidade de resolver as coisas na cama.
10-Costuma
fazer pesquisa? No que consiste a sua pesquisa?
Alex: Não costumo fazer muita pesquisa, exceto quando a história me faz precisar fazer isso. No entanto, leio bastante, então costumo carregar muita informação inútil que às vezes acaba vazando para os roteiros.
11-Quanto
tempo demora geralmente para escrever um roteiro? Se cada caso for um
caso, dê um ou dois exemplos.
Alex: Quão longo é um pedaço de barbante?
A única coisa na qual coloco um tempo limitado é na primeira versão de um roteiro. Gira em torno de 20 dias. Mas o "outline" demora o que demorar e reescrever leva o que levar. A melhor resposta que posso te dar é: muito, muito mais do que você pensa quando está escrevendo.
No entanto, há muitos buracos nesse tempo. Eu escrevi "Kiki Wilder" de 2006 até 2013, mas foi apenas um de dezenas de roteiros, "pitches", "outlines", tratamentos e games que eu escrevi. Você aprende muito ao olhar para algo que não vê há meses.
O que eu não recomendo é reescrever a mesma coisa sem parar. Escreva algo, depois passe para outro, então volte. Sua primeira idéia pode não ter sido a melhor. Eu ouço falar de pessoas que estão escrevendo a mesma coisa por anos, e não posso entender esse impulso. É a única coisa que você tem a dizer? Realmente?
Como exercício, pegue um roteiro que você está escrevendo já há um tempo, coloque na estante, não olhe, e um mês depois, reescreva o "outline" de memória. Compare se a nova versão está melhor: mais clara, mais memorável. Por que tudo que não for memorável, não é memorizável.
12-Qual
o maior defeito e a maior qualidade de um roteirista?
Alex: A melhor característica de um roteirista é a incapacidade de ficar mais do que alguns dias sem escrever. Para muitos de nós, é um vício. Passo a não gostar de mim mesmo se não estou escrevendo algo. Escritores escrevem. Se alguém diz que "quero escrever, mas não tenho muito tempo para isso," não é escritor.
A pior característica é a inabilidade de terminar. Você tem que terminar as coisas.
13-Qual
é a melhor "escola" para um roteirista? Qual foi a sua
"escola"?
Alex: "Showbiz". Não recomendo escola. Recomendo escrever coisas e sair por aí. Você precisa de "feedback" de pessoas do ramo.
Grupos de escrita são bons.
Não tive um grande professor de escrita. Tive professores que eram ótimos escritores, pelo menos um deles, indicado ao Oscar, mas nenhum deles me iluminou o bastante.
No entanto, aprendi muito com um professor de edição, também indicado ao Oscar, Richard Marks, e de uma professora de artes cênicas, Joanne Baron. E de um professor de estudos Africanos, Robert Farris Thompson. Eu diria que você aprende mais de pessoas em disciplinas adjacentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário