O que são Arquitrama, Minitrama e Antitrama? São definições que Robert McKee usou em seu livro "Story" para diferenciar os diversos tipos de tramas. Principalmente para diferenciar o "clássico" do "não-clássico".
A Arquitrama se baseia no "design clássico", que segundo ele é: uma história construída ao redor de um protagonista ativo, que luta contra forças do antagonismo fundamentalmente externas para perseguir o seu desejo, em tempo contínuo, dentro de uma realidade ficcional consistente e causalmente conectada, levando-o a um final fechado com mudanças absolutas e irreversíveis.
"Arqui" tem o sentido de "eminente sobre os outros do mesmo tipo".
A Minitrama não significa sem trama. Significa que o escritor começa com os mesmos elementos do "design clássico", mas em seguida os reduz, encolhendo ou comprimindo, adaptando ou mutilando os aspectos proeminentes da Arquitrama.
Já Antitrama é a contrapartida do cinema para o Anti-Romance ou o Novo Romance e o Teatro do Absurdo. Não há uma redução do clássico e sim uma inversão, contradizendo as formas tradicionais para explorar, talvez ridicularizar, a idéia dos princípios formais. O criador de Antitramas raramente está interessado em suavizar sua visão, ou em uma austeridade quieta; geralmente, para deixar claro suas ambições "revolucionárias", o filme tende para a extravagância e o exagero auto-consciente.
Alguns elementos que vão variar de acordo com o tipo de trama.
Final aberto x Final Fechado
Causalidade x Coincidência
Protagonista único x Protagonistas Múltiplos
Protagonista ativo x Protagonista passivo
Tempo Linear x Tempo Não-Linear
Realidades Consistentes x Realidades Inconsistentes
Final fechado, causalidade, protagonista único e ativo, tempo linear e realidades consistentes tendem a aparecer mais em arquitramas. Final aberto, protagonistas múltiplos ou passivos e conflito interno tendem a aparecer mais em minitramas. E coincidências, tempo não-linear e realidades inconsistentes tendem a aparecer mais em Antitramas.
Nota do Blog: É claro que essas definições são "padrões" ou seja, existem filmes que podem ter uma arquitrama, mas terem final aberto. Ou filmes que tem uma antitrama, mas que tem final fechado. O que está escrito aqui é para ser usado como um "padrão ideal" para classificação e para que você possa se organizar ao escrever uma história.
Ao saber quais elementos são mais comuns em cada tipo de trama, você pode jogar com eles e não encarar essa classificação como uma receita, achando que uma arquitrama, uma minitrama ou uma antitrama precisam ter sempre todos os elementos listados.
Ao saber quais elementos são mais comuns em cada tipo de trama, você pode jogar com eles e não encarar essa classificação como uma receita, achando que uma arquitrama, uma minitrama ou uma antitrama precisam ter sempre todos os elementos listados.
Alguns exemplos que McKee dá:
ARQUITRAMA
"Cidadão Kane", "Os Sete Samurais", "O Poderoso Chefão II", "O Sétimo Selo", "2001: Uma Odisséia no Espaço".
MINITRAMA
"A Paixão de Joana D´Arc", "Deserto Vermelho", "O Joelho de Claire", "Morangos Silvestres", "Paris, Texas".
ANTITRAMA
"O Ano Passado em Marienbad", "Quando Duas Mulheres Pecam", "Weekend à Francesa", "Monty Python e o Cálice Sagrado", "Esse Obscuro Objeto de Desejo".
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