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terça-feira, 8 de julho de 2014

Arquitrama, Minitrama e Antitrama


O que são Arquitrama, Minitrama e Antitrama? São definições que Robert McKee usou em seu livro "Story" para diferenciar os diversos tipos de tramas. Principalmente para diferenciar o "clássico" do "não-clássico".

A Arquitrama se baseia no "design clássico", que segundo ele é: uma história construída ao redor de um protagonista ativo, que luta contra forças do antagonismo fundamentalmente externas para perseguir o seu desejo, em tempo contínuo, dentro de uma realidade ficcional consistente e causalmente conectada, levando-o a um final fechado com mudanças absolutas e irreversíveis.

"Arqui" tem o sentido de "eminente sobre os outros do mesmo tipo".

A Minitrama não significa sem trama. Significa que o escritor começa com os mesmos elementos do "design clássico", mas em seguida os reduz, encolhendo ou comprimindo, adaptando ou mutilando os aspectos proeminentes da Arquitrama.

Já Antitrama é a contrapartida do cinema para o Anti-Romance ou o Novo Romance e o Teatro do Absurdo. Não há uma redução do clássico e sim uma inversão, contradizendo as formas tradicionais para explorar, talvez ridicularizar, a idéia dos princípios formais. O criador de Antitramas raramente está interessado em suavizar sua visão, ou em uma austeridade quieta; geralmente, para deixar claro suas ambições "revolucionárias", o filme tende para a extravagância e o exagero auto-consciente.

Alguns elementos que vão variar de acordo com o tipo de trama. 

Final aberto x Final Fechado

Causalidade x Coincidência

Protagonista único x Protagonistas Múltiplos

Protagonista ativo x Protagonista passivo

Tempo Linear x Tempo Não-Linear

Realidades Consistentes x Realidades Inconsistentes

Final fechado, causalidade, protagonista único e ativo, tempo linear e realidades consistentes tendem a aparecer mais em arquitramas. Final aberto, protagonistas múltiplos ou passivos e conflito interno tendem a aparecer mais em minitramas. E coincidências, tempo não-linear e realidades inconsistentes tendem a aparecer mais em Antitramas.

Nota do Blog: É claro que essas definições são "padrões" ou seja, existem filmes que podem ter uma arquitrama, mas terem final aberto. Ou filmes que tem uma antitrama, mas que tem final fechado. O que está escrito aqui é para ser usado como um "padrão ideal" para classificação e para que você possa se organizar ao escrever uma história. 

Ao saber quais elementos são mais comuns em cada tipo de trama, você pode jogar com eles e não encarar essa classificação como uma receita, achando que uma arquitrama, uma minitrama ou uma antitrama precisam ter sempre todos os elementos listados.

Alguns exemplos que McKee dá:

ARQUITRAMA

"Cidadão Kane", "Os Sete Samurais", "O Poderoso Chefão II", "O Sétimo Selo", "2001: Uma Odisséia no Espaço".

MINITRAMA

"A Paixão de Joana D´Arc", "Deserto Vermelho", "O Joelho de Claire", "Morangos Silvestres", "Paris, Texas".

ANTITRAMA

"O Ano Passado em Marienbad", "Quando Duas Mulheres Pecam", "Weekend à Francesa", "Monty Python e o Cálice Sagrado", "Esse Obscuro Objeto de Desejo".


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