Páginas

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Onze Dicas do McKee Para Escrever Melhor



Mais uma do McKee, agora do site Bang2Write. É uma lista de citações que podem ajudá-lo a escrever melhor. 

Começa com essa:

"Cada mundo ficcional cria uma cosmologia única e faz suas próprias 'regras' para como e por quê as coisas acontecem. Não importa o quão realista ou bizarro, uma vez que os princípios casuais são firmados, eles não podem mudar."

1.PROTAGONISTA

Há uma coisa muito importante que você tem que se lembrar e manter em mente enquanto escreve: o protagonista da sua história deve ter um OBJETIVO, assim como todos os eventos que ocorrerem para ele vão influenciar o modo pelo qual ele decide atingir esse objetivo. Um evento deve estar presente em toda cena do seu roteiro; não escreva cenas adicionais para contar a biografia do seu personagem, por que fará o público bocejar. Eles devem conhecer o protagonista através dos eventos dos quais ele toma parte.

2.ANTAGONISTA

Junto com o protagonista, seu antagonista toma uma parte importante da história, e você nunca deve subestimá-lo! Quanto mais forte (nota do blog: como personagem, não necessariamente em força física ou poder) e cheio de expedientes, mais interessante ele será para sua audiência observar o confronto e a luta do protagonista.

3.OBSTÁCULOS

Um protagonista deve sempre passar por diferentes obstáculos para conseguir seu objetivo; então, se você não os tem em sua história - crie-os! Mas lembre-se: esses obstáculos devem ser claros e compreensíveis para o público, que deve ver o protagonista se arriscar e sacrificar algo importante para obter seu objetivo, assim demonstrando sua força de vontade e de espírito.

4.VIRADAS

Nunca escreva uma cena onde nada importante aconteça! Ilustre as necessidades e ações do seu protagonista em cada cena, faça dessas ações um ponto de virada e deixe-as demonstrarem a motivação do protagonista sem que seja necessário criar cenas separadas para isso.

5.DIÁLOGOS

Como sabemos, ações podem prover mais informação que palavras; é por isso que você nunca deve escrever diálogos quando tem a oportunidade de ilustrar algo através das ações dos personagens. O diálogo deve ser astucioso, inteligente e claro para o público entender e pegar as informações necessárias com ele. Aprenda a dizer muito com o mínimo de palavras.

6.MONÓLOGOS

Ninguém está interessado em histórias didáticas onde a conversa é similar a um sermão. Não escreva longos monólogos para ensinar coisas óbvias para a audiência. Eles irão entender a moral da história sem toda essa ladainha monótona!

7.SUA PESQUISA

Sendo um escritor, você entende o que é um bloqueio, é aquele momento desagradável quando você não tem ideia do que escrever. A dura realidade é que esse bloqueio aparece geralmente por causa de falta de informação (e não de inspiração). Então, leia livros e faça sua própria pesquisa para usar informação junto com sua imaginação e experiência pessoal. Frequentemente, imaginação não é o suficiente para a criação de uma cena realmente épica.

8.AS PALAVRAS QUE VOCÊ USA

Escrever um roteiro difere um pouco de escrever um romance. Quando uma pessoa (um ator, produtor, diretor) lê o seu roteiro, eles devem ter uma imagem clara de cada cena; então, pense cuidadosamente nas palavras que usa. Tente nomear objetos e descrever ações claramente, usando palavras vívidas.

9.SEUS MEDOS

90% do que você escreve é lixo. É triste... pode levar anos para você ser bem sucedido, então se prepare para uma estrada dura e longa em direção ao sucesso. Não tenha medo do fracasso; é uma parte natural do processo! Se pelo menos 10% do que escrever for bom, você pode se considerar alguém sortudo.

10.SUAS CRENÇAS

Seus leitores não são idiotas, e eles nunca vão acreditar no conceito de sua história se você também não acredita. Lembre-se, sua história é sua visão dessa vida; então, seja honesto com o público e escreva sobre o que você acredita para que outros acreditem em você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário