![]() |
Esse filme tem um bom primeiro ato. Lembra? |
O The ScriptLab tem um artigo bom e sucinto sobre o primeiro ato de um roteiro. Se gostar desse, não perca nos próximos dias artigos similares, mas sobre o segundo e o terceiro ato.
Geralmente a história realmente começa no momento em que o protagonista se depara com a dificuldade que ele ou ela terá que resolver. E é melhor que seja uma dificuldade clara; e que ele tenha consciência que deve fazer algo. Drama significa ação e ação traz tensão. Então a consciência da tensão e a revelação da natureza dessa tensão, ajuda a construir o roteiro inteiro.
ATO UM: ELEMENTOS ESSENCIAIS
TOM: Muito rapidamente você quer definir o tom do roteiro: é um drama, uma comédia, uma fantasia, uma paródia? Deixe que as pessoas saibam rapidamente que é ok rir, chorar, sonhar, etc.
TEMA: Você também precisa definir o tema de seu filme - que mensagem você está tentando passar: "Não julgue um livro pela capa", "O 'mais fraco' triunfa", "Bem versus mal".
UNIVERSO DA HISTÓRIA: A história começa e você irá introduzir o seu Universo - onde a história se passa? O que é diferente e interessante nesse mundo? Quais são as regras desse lugar?
APRESENTAÇÃO DOS PERSONAGENS: Ao mesmo tempo, você vai introduzir os personagens principais. Seja específico e original. Deixe-nos saber suas idades, como se vestem, falam. Dê a eles uma cena na qual se diferenciam uns dos outros. Deixe o público saber que eles são especiais.
FRAQUEZA DO PROTAGONISTA: A fraqueza principal do protagonista precisa estar clara para que os obstáculos possam criar problemas no segundo ato.
INCIDENTE INCITANTE: é o momento em que o conflito dramático anuncia a si mesmo. É o primeiro sinal de problemas, e geralmente, um momento que é muito visual.
TENSÃO PRINCIPAL: Desse incidente nasce a tensão principal acerca da qual a história será construída. Eles se apaixonarão? Roubarão o banco? Escaparão com vida? Ou farão as três coisas?
RISCOS E RECOMPENSAS: Tem que ser claros para mostrar ao público como e por quê a tensão é importante para eles, ou - mais importante - o que acontecerá se o(a) protagonista não conseguir resolver seu problema. Deve ser grande - questão de vida ou morte.
OBJETIVO: O objetivo de um personagem é o que o impulsiona. Deve ser específico, muito claro. Quão importante para ele/ela é conseguir alguma coisa ou até onde ele/ela irá para chegar lá.
GANCHO: O primeiro ato está concluído uma vez que o protagonista está preso ao seu conflito, impulsionando-o(a) para frente em uma nova busca onde ele tentará alcançar um objetivo específico. Agora o leitor/público conhece o personagem, seu conflito, e o objetivo, e tudo o mais é sobre o que vai vir.
Aqui está o link para o artigo: http://thescriptlab.com/screenwriting/structure/three-acts/55-act-one-the-beginning
Nenhum comentário:
Postar um comentário