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sexta-feira, 18 de julho de 2014

12 Elementos Essenciais para o seu Segundo Ato

ESSE FILME TEM UM ÓTIMO SEGUNDO ATO 


Continuando o assunto do post anterior, agora o ScripLab fala sobre o segundo ato. Só lembrando que o que ele descreve serve para o formato clássico e mesmo assim certos elementos podem e/ou devem ser quebrados para que sejam criadas novidades na estrutura. Mas é bom ter esses elementos em mente para saber quando se está seguindo ou quebrando os padrões. E para exercitar a imaginação em cima de princípios claros.

Esse é o prato principal... E a parte mais difícil de escrever um roteiro. Muitos roteiros ruins ou medíocres são acometidos por um segundo ato lento e confuso. Mantenha em mente a tensão principal - e que seu personagem deve estar sempre no caminho para resolver essa tensão.

O segundo ato começa logo depois do gancho do primeiro ato: o momento em que o personagem fica preso no problema e tensão principal - é tarde demais para voltar, então ele/ela precisa seguir em frente. Agora o personagem foca em seu alvo, o objetivo, e ele/ela tem seu primeiro encontro com os obstáculos e antagonistas ou circunstâncias, sempre com ações cada vez mais imersivas.

A primeira sequência geralmente apresenta soluções alternativas. Quais são as escolhas? O que deve ser feito? E o personagem escolhe uma alternativa, a pior possível, então ele escolhe outra, e nesse meio tempo, o resto das alternativas são eliminadas. Então o personagem usa um dos meios para resolver o problema, e parece funcionar, e isso geralmente é o primeiro ponto alto ou "midpoint".

Mas não é tão simples, por que há consequências das coisas que aconteceram antes que ele não levou em consideração. Ele ofendeu alguém. Não fez coisas que deveria ter feito. Esqueceu coisas. Você traz isso para a segunda parte do segundo ato, e nessa altura do campeonato, isso pode ser trazido quase sem motivação, por que tudo que agir contra o seu personagem nesse momento é aceitável. Qualquer acidente, qualquer coincidência é boa por que faz seu problema piorar, e nós gostamos disso. Também ajuda a explorar a validade do desejo do personagem.

SEGUNDO ATO: ELEMENTOS ESSENCIAIS

OBSTÁCULOS: O segundo ato é todo sobre obstáculos. Elabora em grande detalhe e intensidade as dificuldades que o herói encara ao lutar para alcançar seu objetivo. Quando não parece que a situação pode ficar pior, ela fica. E quando não há maneira do herói sair da confusão, ele sai, apenas para cair em uma confusão pior. Basicamente cada sequência gira em torno de um novo obstáculo ou obstáculos de progressiva dificuldade.

PRIMEIRAS TENTATIVAS: Agora que o personagem está preso na história, ele faz suas primeiras tentativas de resolver a situação. As mais simples e fáceis tentativas de resolver o problema, e elas invariavelmente falham.

RAMIFICAÇÕES: É importante mostrar as ramificações das tentativas, que vão resultar em um aumento das complicações.

AÇÃO: Qualquer movimento que o personagem faz mergulha-o ainda mais no problema. Cada ação leva a um engajamento maior. Seja implacável com seu personagem.

SUB-TRAMA: Uma sub-trama sólida que se interliga cuidadosamente com a tensão principal tanto na trama quanto no tema será um grande canal para o espectador se identificar com as emoções do personagem (em relação à tensão principal).

PRIMEIRO PONTO ALTO: Esse é o meio do filme. Se nosso herói vai vencer no final, é a primeira vez que o personagem acha uma solução que parece funcionar. É uma vitória. Se o roteiro é uma tragédia, no entanto, frequentemente é um ponto baixo para o personagem.

"MIDPOINT MIRROR": O primeiro ponto alto e o final do filme frequentemente espelham um ao outro: são ambas vitórias ou ambos fracassos.

"MIDPOINT CONTRAST": O primeiro ponto alto e o ponto alto principal (fim do segundo ato) frequentemente contrastam um ao outro.

NOVAS TENTATIVAS: Depois do primeiro ponto alto, nosso herói falhou em suas tentativas, mas nesse fracasso, se conscientiza do peso do problema e do método correto para resolver a tensão principal. Ele/ela então pode começar a fazer novas tentativas, ainda encarando novos obstáculos, que o deixam mais perto de resolver a questão.

MUDANÇA DO PERSONAGEM: Durante o segundo ato, o personagem principal começa a mudar, aprendendo e se desenvolvendo, ou ao menos intensa pressão é colocada no personagem para que ele mude, e essa mudança vai se manifestar no terceiro ato.

PONTO ALTO PRINCIPAL: Este é o final do segundo ato e o ponto em que o personagem vê que o que ele pensa que está fazendo não é o que ele está fazendo. A tensão está no seu ponto máximo e esse é o ponto de virada decisivo. Você deve convencer a audiência que seus piores medos vão se tornar realidade. Esse momento vai mudar o personagem de alguma maneira.

PRIMEIRA RESOLUÇÃO: A resolução da tensão do segundo ato frequentemente joga o personagem no terceiro ato (Luke Skywalker e Han Solo resgatam a princesa Leia das garras de Vader... mas eles ainda precisam destruir a Estrela da Morte).



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