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sábado, 12 de julho de 2014

A Importância do Tema em um Roteiro

COPPOLA: POR QUÊ TANTA GENTE ME PERGUNTA TANTA COISA???

Primeiro, duas opiniões de dois cineastas respeitados:

Francis Ford Coppola

Ao filmar, sempre tente descobrir qual é o tema do filme em uma ou duas palavras. Toda vez que filmei, sempre sabia, para mim, qual era o tema, o cerne, em uma palavra. Em "O Poderoso Chefão" era sucessão. Em "A Conversação", era privacidade. Em "Apocalypse Now", era moralidade. A razão pela qual isso importa: na maioria das vezes o que um diretor realmente faz é tomar decisões. O dia inteiro: você quer que seja cabelo curto ou comprido? Você prefere vestido ou calças? Com barba ou sem barba? Muitas vezes você não sabe a resposta. Sabendo o tema sempre ajuda.

Eu lembro que em 'A Conversação,' eles trouxeram todos aqueles casacos/sobretudos e disseram: você quer que ele pareça um detetive, um Humphrey Bogart? Você quer que ele pareça... "blá-blá-blá." Eu não sabia, mas o tema era privacidade e escolhi a capa de chuva transparente. Então, sabendo o tema ajuda a tomar decisões quando você não sabe para que lado ir.

Wes Anderson

Se alguém me pergunta sobre os temas de alguma coisa na qual estou trabalhando, nunca tenho idéia nenhuma de quais são... Alguém me diz isso depois. Eu tento evitar desenvolver temas. Eu quero manter as coisas um pouco mais abstratas. Mas então, o que acaba acontecendo é,  'Bem, eu vi aqui um monte de coisas que você já fez antes, e está conectado com este outro filme que você fez,' e... quase parece algo que eu não escolhi. Essas coisas me escolheram.

Voltando...

Nós temos aqui dois pontos de vista sobre o tópico "tema". Uma delas, mais consciente (Coppola) e a outra, mais intuitiva (Anderson).

Ás vezes, só por que algo se torna motivo de estudo, acaba, para muitas pessoas, "subindo em um pedestal" e tornando-se muito "teórico", "cerebral," e acaba assustando as pessoas. Como quando se quer falar sobre "tema" no caso da escrita de um roteiro.

ANDERSON: TEMA? EU APENAS GOSTO DE USAR BRANCO...

Mas, basicamente, o que é um tema?

Sem rodeios, é simplesmente algo que se repete no seu roteiro.

E por que ele existe?

Para que haja unidade no seu roteiro.

E por que tem que haver unidade no seu roteiro?

Para que, à medida que for lido, dê a impressão para quem está lendo, que você está desenvolvendo algo em profundidade e não de forma superficial, juntando elementos que não tem muita conexão um com o outro. Também serve como "combustível criativo" para inventar coisas diferentes dentro de uma limitação auto-imposta.

É por isso que, mesmo intuitivamente, roteiristas e diretores desenvolvem temas. Se você possui FOCO nas suas preocupações dentro do seu roteiro, os temas aparecem mais facilmente. No entanto, não é o que acontece com muita gente, e por isso esses roteiristas pensam, de forma consciente, no tema de seus roteiros.

Nada na escrita de roteiros é física quântica. Não subestime a teoria, mas também não se torne um escravo dela. Apenas entenda-a e escreva. O resto é silêncio, como diria o sogro de John Hall. 


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